Tabela Imposto de Renda – Veja aqui

O imposto de renda se refere ao valor que é descontado todos os anos do rendimento do trabalhador ou da empresa sendo este valor repassado para o governo federal. Para saber o valor da parcela a ser deduzida do imposto, assim como também outros detalhes ligados a esse assunto é importante que conheça a tabela do imposto de renda 2022.

Esse assunto também envolve o fator restituição do imposto de renda, que é o valor a ser recebido pelo trabalhador após a realização do balanço feito entre o rendimento anual e as despesas obtidas no decorrer do ano.

A declaração vale tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica e por isso a tabela de imposto de renda 2022 deve ser conhecida tanto pelas pessoas quanto pelas empresas.

Quem deve declarar o IRPF 2022?

As pessoas que se encaixam nas condições abaixo devem fazer a declaração do imposto de renda 2022:

  • Apresenta renda tributável com valor acima de R$25.661,70;
  • Recebeu rendimentos isentos, sejam eles tributáveis ou não, de forma exclusiva da fonte com valor superior a 40 mil reais;
  • Obteve em qualquer mês, recebimento de capital alienação de bens ou direitos;
  • Optou pela isenção do imposto incidido sobre a renda referente ao capital ganho na venda de imóveis residenciais;
  • Presença de receita bruta no ano proveniente de atividade rural equivalente a um valor superior a pouco mais de 128 mil reais;
  • Teve sob sua propriedade ou posse no ano de 2013, bens ou direitos no valor acima de 300 mil reais;
  • Passou a residir no país no ano de 2013.

É importante que as informações sejam preenchidas corretamente e com atenção no programa do IRPF, caso contrário o contribuinte poderá cair na malha fina 2022.

Tabela Imposto de Renda 2022

Para que você entenda mais claramente sobre a tabela imposto de renda 2022 e tenha um conhecimento melhor sobre o valor das parcelas a serem deduzidas do imposto a partir do rendimento anual de cada contribuinte trouxemos a referida tabela que será exposta logo abaixo:

A tabela foi distribuída conforme o valor do rendimento mensal dos contribuintes, estabelecendo um limite mínimo e máximo para cada grupo. Na tabela também estão presentes as alíquotas em porcentagem de cada grupo e o valor da parcela a ser deduzida do imposto de renda.

No caso de rendimentos de capital, os fundos de longo prazo assim como as aplicações de renda fixa apresentam alguns percentuais de acordo com o prazo de realização.

Já nos rendimentos de capital com fundos de curto prazo os percentuais também apresentam relação com os prazos de realização, mas o que muda são os valores percentuais.

Apesar de se tratar basicamente de números e valores, a tabela imposto de renda 2022 não é tão difícil de ser entendida, basta apenas que você esteja por dentro do assunto e tenha conhecimento sobre todas as informações acerca do IRPF 2022.

Também é importante considerar que você deve saber exatamente quem precisa declarar até mesmo para que você saiba se precisa ou não declarar, assim como também os valores dos rendimentos que estão disponíveis na tabela imposto de renda 2022 e que vão lhe direcionar para que saiba de fato se o seu rendimento anual precisa ou não ser declarado.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.