Jangada Brasil: Cartas dos leitores

Para a JANGADA BRASIL, com carinho e admiração intensos, no seu numero 25.

Feliz Terceiro Aniversário!!!

Então, hoje é o dia do Folclore.

E a Jangada Brasil completa três anos no (m)ar – virtual.

Daqui a três dias o mundo estará festejando/comemorando o Centenário de morte   do filósofo mais vital, mais vigoroso de nossos tempos: Friedrich Nietzsche.

Qual a relação? Muitas. Muitíssimas.

Um dos estudiosos de Nietzsche, o professor Clément Rosset, em seu belo livro “O Real e seu Duplo” diz:

“O presente é, a cada instante, a soma de todos os presentes”

O que significa, entre outras coisas, que a realidade é multipla, multiforme, multifacetada, simbólica.

Que a realidade comporta graus e nessa era midiática (afinal a Jangada é filha da *Internet*), princípio desta realidade, às vezes cruel como bem lembrou Rosset em outro livro seu, define uma sociedade que vive à maneira pós-moderna: fragmentada, polifônica, polimorfa e perversa, com seu constante duplo sentido, real e imaginário.

E eu gostaria de lembrar também, de, pelo menos, uma dupla de significados da palavra *presente*

– a dádiva do instante (dádiva desse presente aqui, agora) e

– o sentido de oferenda  absoluta

Bem, Gláucia, Claudio Ribeiro, Marcos Jardim Fernandes e mais toda a tripulação da Jangada Brasil, nesse terceiro aniversário, a Jangada vestiu trajes novos para a data 🙂

e o que eu queria desejar *mesmo* pra vocês, é que por algum tempo, vocês pudessem ficar no outro lado do espelho: aqui no lugar de onde se vê e recebe a Jangada.

Aí voces entenderiam o que é receber a dádiva do presente.!

O presente do presente!

Como não sei se isso seria possível, posso apenas apressada e desajeitadamente, dizer que minha dívida com vocês, é imensurável; na tentativa recorrente, permanente e interminável de re-conhecer o meu país.

É graças à absoluta ousadia e capacidade de imaginar, de explorar as virtualidades do *virtual* que vocês empregam e investem na Jangada, é que me aproximo a cada vez que a visito e nela navego não só da cara do Brasil. Mas, também e principalmente na medida em que voces vão mais fundo nas pesquisas, trazem para mim (para nós, leitores) um Brasil de caras diferentes, um Brasil-mundo-universo

Tanto quanto são excelente pesquisadores, louve-se além do *espírito do tempo* o *espirito de Arte* que há na Jangada:

Como artistas elaboram um jogo de espelhos, captando um mundo exacerbado de signos. Vocês ao devolver-nos o Brasil que *era* transformam o Brasil que é.

Mais que isso: elaboram um um país singular composto de realidades expressionais tão díspares no espaço e no tempo.

Como na musica: os compositores eruditos, a partir do material folclórico, regional, reinventam uma realidade musical planetária, assim na Jangada: se permitem e nos permitem, orgulhosamente, ver o nosso país em dimensões que tangem o universal.

A experiência da pesquisa; da vida sertaneja, das plagas dessemelhantes, a paixão pela coisa, pela imagem, pelo nome das coisas, a habilidade de analisar a sabedoria que emana de cada matriz regional… é que faz o leitor distinguir a qualidade de alta navegação nas páginas (?) da Jangada.

É lá que reafirmo, quer nas *parlendas*, nos provérbios, no imaginário etc… que vocês são os pescadores, garimpeiros do ouro de um tipo mais valioso que o ouro: E que nos dão de presente: o júbilo, a dor, a morte, o amor – está tudo lá .

E a essa órbita nenhuma Vida, nenhuma Arte pode se subtrair.

A Jangada, como diria Guimarães Rosa: elabora uma cartografia e expõe o mapa.

“Percorre *Rio* sendo que *Rio* é só o São Francisco. O resto pequeno é vereda”

E eu então parodiando o Mestre, digo que a Jangada vai mais além: percorre o Rio-Mar, o Rio Amazonas. O resto pequeno é riacho 😉

E assim a cada dia 22, renova-se o presente do presente.

E para finalizar, ainda com Nietzsche e em homenagem a ele: o que move a Jangada é também a alegria (para além da agonia) 😉 que a gente sente em ler, e pressente que existiu ao ser concebida. Doses superlativas de alegria

e, aqui, pra nós, amigos; muita e saudável *loucura*.Ou não?

E segundo Nietzsche: “Alegria é a força maior“.

Ou como diria um nitzschiano de carteirinha;

“Não me diga que sou louco, é só um jeito de corpo,

não precisa nem me acompanhar … (Veloso, 1989)

Rio de janeiro, 22 de agosto de 2000

Terceiro ano da Jangada Brasil – vibrante, múltipla, virtual e muito real.

www.jangadabrasil.com.br
Parabéns intensos, sinceros e permanentes.

Maria Elisa  Guimaraes.
Belém do Pará/Rio de Janeiro, RJ

Gláucia, Cláudio e Marcos:
Mais que parabéns! Muito, muito obrigada por esse trabalho de vocês, híbrido de dom Quixote e formiguinha. A cultura brasileira agradece. Meu coração agradece. Mais 2222 anos de vida pra Jangada Brasil!!!!!
Com afeto,
Etel Frota
Curitiba, PR

Gláucia & Associados,
Parabéns pela impressionante marca de dois anos de uma publicação extraordinária. Os leitores unidos exigem o CD com a coleção completa!

Beijos,
Carlos Roberto Maciel Levy

Parabenizo a equipe pela grandiosidade de informações oferecidas na Jangada Brasil. Encontro-me realizada por encontrar tamanha preciosidade que tanto colaborará para meu trabalho com nossa língua. Além de trabalhar muito com a linguagem popular, venho pesquisando os causos,lendas, fábulas pois estou montando projeto de contadores de histórias para pré-adolescentes. Já me considero leitora assídua da Jangada. Obrigada,pessoal pelo prêmio que nos oferecem. Serei também uma divulgadora da Jangada.

SUCESSO!
Eloiza (Elô)
(Vitória, ES)

1) Meus parabéns pelo segundo aniversário.
2) Meus parabéns pela nova apresentacao, que é realmente bonita e facil.
3) Tendo tentado auxiliar solicitantes à BibVirt, tenho encaminhado Jangada Brasil a todos aqueles pedem auxílio quanto a folclore. Vocês não imaginam o sucesso que Jangada Brasil faz. Tenho recebido inúmeras mensagens de agradecimento por ter-lhes indicado Jangada Brasil.
Keep the good work. Vocês estão fazendo um trabalho excepcional. É importantíssimo.
Shalom para vocês todos e para suas famílias.

Carlos Lefevre
Kibbutz Lahav, Israel

Parabéns a toda equipe do Jangada pelos dois anos de sucesso!
É muito gratificante ver a Internet ser tão bem utilizada, resgatando e mantendo viva, num mundo globalizado, a mais pura cultura de um país.

Conheci esse maravilhoso site há mais de um ano, ajudando meu filho a fazer pesquisa sobre folclore e, desde então, todos os meses nos divertimos muito lendo a Jangada.

É maravilhoso poder dividir com ele algumas cantigas e brincadeiras que eu ainda tive a felicidade de conhecer e brincar quando criança, pois, infelizmente, hoje, na era do video-game e do Cartoonnetwork as crianças não tem a oportunidade de aprender que a verdadeira diversão vem da nossa mente e do nosso coração.

Obrigado!
Sinceramente,
Haroldo

Fiquei muito satisfeita ao me deparar com a variedade de temas abordados por esta revista. Parabéns pela qualidade oferecida!

Cordialmente,
Marilane de Fátima Vilela Damião
Campinas, SP

Acho a revista ótima e com uma qualidade de informações muito ótimas!! Realmente faltavam coisas assim para o conhecimento e a preservação da nossa cultura, não como uma idéia de nacionalismo mas sim pelo simples fato de ser uma cultura diversificada, rica e com influências de diversas regiões do mundo!!
Meus parabéns!!
Estou trabalhando tambem em uma ONG chamada Vivanac(Viva Núcleo de Ação e Cultura) onde nosso principal objetivo e a divulgação de todo e qualquer tipo de cultura “marginalizada” ou seja que não tem espaço na mídia por não se encaixar a indústria cultural de massa!! Nosso site é www.vivanac.cjb.netse puderem entrem em contato para uma mútua ajuda.

Frederico Guerreros Rodriguez

São Paulo, SP

Gosto muito da revista. Sou professora e tenho muito interesse por nosso folclore. Ela me fornece rico material para trabalhar com os alunos. Considero uma exelente iniciativa. Muito obrigada pelo trabalho de vocês. Parabéns pelo segundo aniversário.

Melania
Fortaleza, CE

Nesses três anos de Jangada Brasil ficou sempre em evidência a cultura brasileira, isso é excelente, pois, podemos adapta-lás a nossas aulas e ficarmos a par das notícias regionais.
Parabéns Jangada Brasil e toda a equipe.

Sua leitora virtual Paula Edilma

Que site espetacular! Finalmente encontrei uma razão para passar horas em frente ao computador: vasculhar todo o material de Jangada Brasil. Como vivo em uma cidade grande (Salvador), tenho pouco contato com a cultura do interior do país, que tanto me atrai. Mas agora descobri que posso conhecer um pouco mais do meu povo pela Internet. Parabéns à equipe pelo magnífico trabalho!

João Maurício Santana Ramos
Salvador, BA

Achei muito bom e por isso me interessei em receber sempre que possivel algumas coisas, pois são deveras interessantes e instrutivas.

Auda Bomfim
Salvador, BA

Caros Edtores da Jangada Brasil:
Felicidades!

Quero parabenizalos por seu segundo ano de edicao. Sou do estado de Alagoas e atualmente vivo em México. Esta revista é uma oportunidade de mante-me em contato com momentos importantes da nossa cultura brasileira e especialmente de um ambiente nordestino.
Feliz aniversário e sigam firmes.

Ednaldo Tavares

PARABÉNS PRA VOCÊS
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA.

Eu sou dos que acompanha vocês desde o primeiro número. O barco que aparece flutuando em nossa página foi inspirado na Vela de vocês. Muitos leitores que me perguntam perguntas sem fim ou para as quais não disponho de resposta encaminho a vocês. Já disse e repito – VOCÊS SÃO ÓTIMOS!!!!!!!!!!! Muitos e muitos anos de sucesso, que será bom pras nós.
Um abraço a todos

Lázaro Francisco da Silva
Secretário CMFL
www.folclore.art.br

Alô Jangada: parabéns pra todos vocês!!!! Sou uma jornalista argentina, trabalho no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade Nacional de General San Martin, e acho que a publicacao e otima.
Faço muita pesquisa na rede e tenho dois revistas favoritas, Jangada e Bundas, acreditem, sao o melhor da Internet.
A gente fica esperando o siguinte numero porque sempre é uma festa para o conhecimento.
Parabéns de coração.
Um grande abraço,
Gladys
PS: Perdão pelos erros. A escolha da musica e demais, realmente adorei. São certos até com os presentes.

Feliz aniversário! Desejo que o sucesso da Jangada aumente cada dia mais, porque vocês merecem.
Acho que foi o Drummond que uma vez disse não haver mais motivos no mundo pra se usar o ponto de exclamação. Ele estava enganado. Vocês merecem todos
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns mesmo!
Um grande abraço,

Iracema Magalhães
Niterói, RJ

Caros Gláucia, Cláudio e Marcos,
Caros amigos do Jangada Brasil,

Por ocasião do seu aniversário, gostaria não apenas de mandar-lhes os meus votos de felicidades e de uma vida muito, muito longa, para o bem de todos nós. Queiram receber também os meus cordiais agradecimentos pelo trabalho sério e profundo que têm realizado durante estes dois anos, permitindo que conheçamos melhor a nossa cultura e tenhamos à disposição um material riquíssimo, não apenas para o próprio deleite e ilustração, mas para pôr à disposição dos nossos alunos interessados na cultura brasileira. Principalmente para os professores que, cá de fora, procuram divulgar a nossa cultura, vocês têm sido de uma ajuda inestimável!

Abraços muito gratos

Sílvia Rumpold
Muralto, Suíça

PARABÉNS!
Isto merece comemoração! Na falta de música brasileira no meu micro, aí vai o meu favorito e eterno JSB para a celebração!
é por causa de gente como vocês que o Brasil ainda tem jeito!
um abração,

Marilia Peçanha
Niterói, RJ

Prezados Senhores,
Parabéns pelos dois anos, dessa revista especial, que muitos proveito tiro de cada   assunto.
Continuem melhorando abraços para toda equipe.

Teke

Meus caros
Gláucia Santos Garcia, Claudio Ribeiro e Marcos Jardim Fernandes.

Muito obrigado pelo envio da informação da nova edição do Jangada Brasil.
Não sei se vocês sabem mas nossa página tem um link para a o Jangada Brasil,
inclusive já está em espanhol o direcionamento,
dê uma passada e comfira: www.cambeba.com.br
Que o sucesso continue a mil.

Abraço,

Galeno Furtado Monte
Alambique CAMBÉBA

Queridos amigos Glaucia, Claudio e Marcos:

Que bela notícia recebo logo ao chegar de mais uma viagem!
Espero que Jangada Brasil permaneça entre nós por muitos anos, brindando-nos com belos textos e informações acerca do nosso floclore, que anda tão esquecido nos grandes centros.
Parabéns!!!
E um forte abraço do poeta,

Itamar Rabelo

PARABÉNS JANGADA!!!
Assessor Editorial da Lucidus Publicações, onde coordeno a revista Portugal Brasil, bimnestral de investimento e negócios dedicado aos nossos países, tenho especial prazer hoje em misturar ao meu vinho tinto da região demarcada do Dão uma verdadeira branquinha de Minas. Dessa mistura de nossas culturas vai nascer minha festa pela Jangada e , quem sabe, um belo porre lusobrasileiro (sem hífen
que é mesmo pra misturar mais a gente).
Abração!
Américo Alves

Olá pessoal!!! Gostaria de parabenizá-los pelo segundo aniversário desta página que é verdadeiramente brasileira, no seu linguajar, feitura e presença. Nós aqui do Brasil, estamos muito carentes de resgatar nossas origens, ao invés de tomarmos como corriqueiros os costumes de outros países no nosso. Mas graças a vocês, esta lacuna esta sendo um pouco preenchida, mas de uma maneira super tranqüila e legal, Ok!!!
Abraços a todos, ai da equipe técnica do Jangada.

Rogério Pinto

Pessoal da Jangada Brasil,
Sou encantada com a revista e não deixo de ler nenhuma.
Parabéns pelos dois anos e desejo que continuem a divulgar sempre
a nossa maravilhosa cultura.
Abraços,
Maria Beatriz Gontijo dos Santos

Gostei muito do que achei na Internet, sua revista eletrônica é muito criativa, bonita e bem brasileira, vocês estão de parabéns, quero receber mais informações da revista,
Um grande abraço,
Sérgio Sozzi

Prezados Senhores:
Não poderia nunca deixar passar em branco este aniversário de algo que muito me agrada esta maravilhosa jangadabrasil.com.br. Meu parabéns do fundo do coração.
Um grande abraço,
Amaury Procópio
Belo Horizonte, MG.

Prezado Claudio,
Considerando que nos comunicamos com pouca frequencia, continuo sempre acompanhando o ótimo trabalho seu e de sua Equipe, solidificando a posição do Jandada Brasil como o melhor Site de Cultura e Folclore da Internet brasileira.

Mesmo não conseguindo ainda estabelecer uma parceria entre nossos Projetos, não perdi as esperanças. Quem sabe algum dia isto possa acontecer.

O motivo do meu e-mail neste momento é para parabenizá-lo com relação à sua Seção de Download. Puxei a Seleção de Provérbios e achei SENSACIONAL !!! Continue sempre assim, nos presenteando com material deste quilate e quem sabe, futuramente, poderemos unir a Cara e a Alma do Jangada Brasil ao Corpo do CityBrazil.
Atenciosamente,
Antonio Carlos dos Santos
www.citybrazil.com.br

Parabéns!!!
A revista de vcs é FENOMENAL!!!!
Estudo Turismo e sou monitora na faculdade da matéria Estudos Brasileiros, amo tudo que refere-se ao Brasil, e minha mãe é professora para o 1o grau e eu tenho indicado a Jangada para auxilia-la e enriquecer suas aulas.Por isso, gostaria de saber se a revista só existe virtualmente, pois gostaria de colecinoná-la para eventuais pesquisas.Teria como eu fazer um arquivo das edições mesmo que eletrônico? Como?
Obrigada,
Luciana

Amigos de Jangada Brasil: Com algum atraso, mando-lhes os meus parabéns pelo transcurso do segundo aniversário do seu site. Ao invés de receber, vocês estão nos mandando um presente, na forma da letra da Aquarela do Brasil, do Silas de Oliveira. Estimo, sinceramente, que o trabalho por vocês desenvolvido se amplie cada vez mais, para satisfação dos que apreciam os temas que a Jangada transporta pelos mares virtuais da Internet.
Um grande abraço para todos da equipe.
Manoel Carlos
São Jorge dos Ilhéus/BA.

PARABÉNS, PESSOAL!
MUITA VIDA, TRADUZIDA EM MUITOS NÚMEROS DE MAIS E MAIS PUBLICAÇÕES, E
SORTE, SEMPRE!!!
Obrigado por tudo o que vocês estão fazendo. Como diz minha filha de 17 anos, vocês são “SINISTROS”!!! E, como digo eu, vocês são “SUPIMPAS”!!!

Evoé!!!
Nanci Gonçalves Nóbrega

Aproveito a oportunidade para cumprimentá-los pelos dois anos de sucesso. Vocês são, realmente, muito bons e seu trabalho é digno de admiração e respeito. Deixo-lhes como presente esta quadra que meu pai recitava para mim, quando eu era criança:
O POUCO QUE DEUS ME DEU
CABE NESTA MÃO FECHADA.
O POUCO COM DEUS É MUITO
O MUITO SEM DEUS É NADA.

PARABÉNS, MAIS UMA VEZ

Saulo Wilson

Caros Amigos e Amigas Editores da Jangada,
Recebi com sua satisfação o email informativo da Revista. Obrigado e
parabéns pelo sucesso de tão importante trabalho.

Gutenberg Costa

Prezados senhores.
Gostaria de parabenizá-los pela sua publicação.
Como mãe de aluno que cursa a 4ª série do 1. grau tenho necessidade de pesquisar assuntos relacionados ao folclore brasileiro, para fornecer-lhe subsídios para a realização de trabalhos escolares. Posso afirmar sem sombra de dúvida que em nenhum outro site encontrei tanta riqueza de informações quanto no seu, o que tem ajudado  minha filha imensamente na confecção dos trabalhos e dessa forma despertado maior interesse sobre os vários temas relacionados ao nosso tão rico folclore.
Mais uma vez, parabéns.
Atenciosamente.
Sinaida A. N. Gabrielli

Queridos amigos da jangada:
Oi! É pena que eu não tenha tido o meu computador na data do seu aniversário, mas, ainda que seja um pouquinho tarde, eu quero é parabenizar vocês pelo acontecimento. eu acho o seu site demais!!!! É super interessante e tem um ótimo material sobre a cultura brasileira. eu estou estudando no professorado de língua portuguesa e adoro ler as lendas que vocês publicam, na verdade eu adoro tudo o que vocês fazem!!. Sempre digo que o meu coração tem as minhas cores: azul claro y branco, e também ele é verde amarelo!! Adoro não somente a sua formosa língua, mas também o seu país, a sua gente e a sua cultura. tomara que algum dia eu possa viajar pro brasil e, desse jeito, eu possa curtir a sua cultura “ao vivo”. Mais uma vez: parabéns gente!!! Muito obrigada pela sua maravilhosa contribuição à divulgação da cultura brasileira!! Valeu!!!!!!
Um grande abraço desde a Argentina da
Mirtha

Obrigada por mais um maravilhoso numero de Jangadas Brasil, e parabéns pelo aniversário da mesma.
Gostaria de saber como comecou a revista e de onde voces sao no Brasil pois muito dificilmente vemos pessoas que prestam uma informaçãoo descentralizada aí, que são capazes de abranger toda essa imensa e diversificada cultura,
Mais uma vez obrigada.
Marise Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.